top of page
APRESENTACAO.png

ARTISTAS

1
Aline.jpg

ALINE SEABRA
GRADUANDA EM ARQUITETURA
E URBANISMO

  • Instagram

Estudante de graduação em arquitetura e urbanismo no Unilasalle RJ. Membro do Grupo de Pesquisa Inventário do Patrimônio Arquitetônico Moderno em Niterói. Minha pesquisa arquitetônica e artística se desenvolve a partir da relação existencial homem-mundo, com interesse especial nas expressões e dimensões afetivas do espaço em suas múltiplas escalas. Inspirada principalmente pelas abordagens de Gaston Bachelard, Peter Zumthor, Martin Heidegger, Norberg-Schulz e Pallasmaa, acredito que a expressão artística possa ser uma possibilidade promissora para ampliarmos a nossa própria humanidade e criarmos formas mais acolhedoras de habitarmos o mundo.

BRUNA CARVALHO
GRADUANDA EM ARQUITETURA E URBANISMO

  • MAIL ICON_TAM
  • Facebook
  • Instagram

Inquieta pelos temas que envolvem as dimensões do tempo, curso Arquitetura e Urbanismo no Unilasalle RJ e sou membro do Grupo de Pesquisa Inventário do Patrimônio Arquitetônico Moderno em Niterói. Como estudante de arquitetura tenho afeição e interesse especial pelo patrimônio arquitetônico da cidade e busco atualizar a memória em tempo presente. As abordagens teóricas e conceituais que mais me atraem se relacionam com os autores Norberg Schulz,  Pallasmaa e Peter Zumthor. Meu trabalho artístico é a expressão possível das minhas inquietações internas diante dos lugares que habito e de mim mesma. Percebo a arte como a grande possibilidade de humanizar o mundo e fazer valer a nossa existência nesse planeta complexo.

BRUNA CARVALHO
BRUNA SASSI

BRUNA SASSI
MODELO VIVO

  • Instagram

Bruna Sassi é modelo vivo e mestre pela UEPG com a dissertação intitulada 'Uma geografia nua: carne e quiasmas nos espaços performáticos de uma modelo vivo'.

CADU CINELLI
BACHAREL EM ARTES CÊNICAS

  • wordpress-CINZA
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • SITE CINZA
  • SITE CINZA

Cadu Cinelli nasceu no Rio de Janeiro, num dezembro de 1979. É contador de histórias, ator, diretor teatral, artista educador e têxtil. Atualmente vive em Curitiba. Pedalar, contar histórias, atuar e bordar estão entre suas paixões artísticas. Na capital paranaense desenvolve o projeto Percursos Afetivos, de narração de histórias itinerantes com bicicletas. Também é integrante do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias desde 1998, sua base artística de criação e atuação profissional. Já viajou se apresentando, ministrando oficinas e realizando exposições com o acervo d'Os Tapetes Contadores de Histórias no Brasil e no exterior. É bacharel em Artes Cênicas pela UNIRIO, Especialista em Psicologia Junguiana, Arte e Imaginário pela PUC RIO e é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR, onde está pesquisando sobre as relações entre a arte de contar histórias e a geografia.

CADU CINELLI.jpg
DANIELI BARBOSA.jpg

DANIELI ARAUJO
DOUTORANDA EM GEOGRAFIA

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Desenvolve pesquisas com ênfase em Geografia humanista de base fenomenológica, permeando o campo da educação e da geopoética.

ELISABETE REIS
ARQUITETA E URBANISTA

  • MAIL ICON_TAM

Arquiteta e Urbanista, Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU da EAU-UFF, MSc. em Teoria e História da Arquitetura pelo PROARQ da FAU-UFRJ. Foi Coordenadora de Arquitetura e Urbanismo do MAM-RJ, onde atuou no entrelaçamento dos diversos campos artísticos e suas atividades. Premiada em concursos nacionais, além da prática profissional privada como arquiteta, urbanista e designer, atua como docente com ênfase nas áreas de Concepção da Forma Arquitetônica e Teorias da Arquitetura. Coordena a equipe Corpos e Grafias Urbanas, onde desenvolve pesquisas e ensaios artísticos, destacando-se ‘A perspectiva da experiência no aprendizado da cidade’ e ‘Corpo, Espaço e Intenção Compositiva’. Como membro do Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural, lidera a pesquisa ‘Cartografias Sensíveis: a arquitetura, a cidade e a prática fenomenológica’. Coordenadora de Arquitetura e Urbanismo do Rio Cidade Criativa transformações Culturais.

ELISABETE REIS.jpeg
ELVIRA SANTANA.jpeg

ELVIRA SANTANA
GRADUANDA EM ARQUITETURA E URBANISMO

  • MAIL ICON_TAM
  • Instagram
  • SITE CINZA

Designer de interiores, graduanda em Arquitetura e Urbanismo no Unilasalle RJ. Membro do GHUM e do Grupo de Pesquisa Inventário do Patrimônio Arquitetônico Moderno em Niterói. Atua na iniciativa privada com prática em sistemas de representação em arquitetura e urbanismo. Em suas pesquisas acadêmicas e no campo artístico, tem interesse especial pela diversidade de expressões que permitam ampliar a percepção do lugar. Atualmente, orientada pela prof. Elisabete Reis, desenvolve ilustrações e modelagens digitais da cidade de Niterói como parte das atividades para a composição de uma cartografia sensível do patrimônio da cidade.

FÁBIO DE CASTILHOS
DOUTORANDO EM GEOGRAFIA

  • Instagram

Fábio de Castilhos Lima nasceu em 1982 em Curitiba - PR. Idealista por natureza, escolheu percorrer os caminhos da arte como profissão, por acreditar no potencial transformador dela. O elemento crítico é uma constante em sua produção, aliado ao humor e ao envolvimento em temas sociais. Explora espaços não-convencionais e estratégias de performance para inserir sua arte no cotidiano. Uniu a paixão pelo desenho à vontade de lecionar, no curso de Licenciatura em Desenho da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Especializou-se em História da Arte na mesma instituição. A busca por novos impulsos criativos e pelo aprofundamento de habilidades conceituais da arte o levaram ao mestrado em Poéticas Visuais na Bauhaus-Universität Weimar, Alemanha. Atualmente é doutorando em Geografia na Universidade Federal do Paraná, a partir do qual pesquisa ações propostas por coletivos de artistas e a produção do espaço urbano.

Fábio de Castilhos Lima.jpeg
2
3
4
5
6
7
8
Felipe Costa Aguiar.jpg

FELIPE AGUIAR
PROFESSOR

  • Instagram

Professor de aluno, dedicado à alfabetização em Geografia e Língua Inglesa. Fissurado, em todos os sentidos, pelo cotidiano das escolas e as muitas possibilidades de narrá-lo.

HUGO MARANDOLA
GEÓGRAFO

  • MAIL ICON_TAM

Casado. Nascido, criado e estudado em Londrina, Paraná. Geógrafo, professor de Geografia. Depois de uma temporada de oito anos no estado de São Paulo (incluindo quatro anos no litoral norte), moro há 5 anos em Curitiba, onde atualmente curso doutorado em Geografia. Na busca de outras formas possíveis de relação com o mundo, a poesia tem desvelado mundos antes forcluídos por mim.

Hugo Leonardo Marandola.jpg
Jahan Natanael Domingos Lopes.jpg

JAHAN LOPES
GRADUANDO NA LICENCIATURA E BACHARELADO EM GEOGRAFIA

  • Instagram

Graduando na licenciatura e bacharelado em geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), participa da Comissão de Eventos da Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB) na Sessão-Campinas e atua como professor de Geografia no Cursinho Popular TRIU em Barão Geraldo, Campinas-SP. Faz iniciação científica PIBIC-CNPq (2020/2021) com o projeto: 'Os Prolegômenos' de Ibn Khaldun: uma leitura fenomenológico-hermenêtica. Participa do Grupo de Estudos em Geopolítica (GEGP). Integrante do NOMEAR Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Geografia. Pesquisador do LAGERR, Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência (FCA/Unicamp). Têm interesse em Pensamento geográfico, Geografia existencial, Geografia histórica, Geografia poética, Psicologia geográfica, Epistemologia, Ontologia, Fenomenologia e Hermenêutica.

LAELIA NOGUEIRA
ARQUITETA

Sou arquiteta formada no estado do Amazonas, onde me graduei e atuo atualmente trabalhando com arquitetura tradicional e bio-construção. Fiz mestrado na UFF-Universidade Federal Fluminense trabalhando com a arquitetura vernacular na Amazônia e fenomenologia. Atualmente curso doutorado no PPGCASA-Programa de pós-graduação em ciências do ambiente e sustentabilidade na Amazônia, trabalhando com arquitetura e sustentabilidade. Busco em meus trabalhos incluir técnicas tradicionais e o saber fazer ancestral aos espaços de vida contemporâneos utilizando materiais naturais e reciclados;

 Laelia Nogueira.jpg
LETICIA E TIAGO.png

LETÍCIA PÁDUA E TIAGO MOREIRA
GEÓGRAFA E SER EM SITUAÇÃO

Letícia Pádua: mulher, geógrafa, professora, atleticana, filha, esposa, orgulhosa mãe do Luca... rótulos tantos! Nascida, crescida e criada na grande cidade, lançou-se na roça e se descobriu "jeca da cidade". Desde então, vem tentando entranhar roça sem grande sucesso, mas com muita admiração, aprendizado e amor.

Tiago Rodrigues Moreira: ser-em-situação

LUAR LOPES
GRADUANDO EM ARQUITETURA E URBANISMO

Meu nome é Luar Lopes, nasci e me criei no município de Uibaí, no interior do estado da Bahia, tenho 21 anos, sou estudante de Geografia na UNEB (Universidade do Estado da Bahia) e nas horas vagas recito poesia. Tenho contato com a poesia desde os 4 anos de idade, por influência do meu pai. Ao longo dos anos já participei de uma série de eventos literários como, mostras, saraus, recitais, entre outros. Entendo que a Geografia e as ciências como um todo devem ter um contato íntimo com a arte. Somente a arte é capaz de expressar a real intensidade da nossa vivencia no Espaço Geográfico. Nessa Mostra, a obra apresentada traz um contexto da cultura popular sertaneja, através do cordel.

LUAR LOPES
LUCIA GRATÃO

LÚCIA GRATÃO
GEÓGRAFA

Geógrafa, formada na UFG, professora-aposentada do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina, trabalhando com Geomorfologia, Hidrografia e Educação Geográfica transcursando pela Geografia Humanista fez a travessia dos grandes paradigmas da Geografia das últimas décadas, trabalhando geomorfologia com o Prof. Christofolleti, Rio Claro, mestrado em geomorfologia e apropriação do revelo e doutorado pelo Rio Araguaia à luz da imaginação e da geopoética, ambos sob orientação do Prof. José Bueno Conti. Como tese em Geografia Física, envolveu uma prática de campo e uma disposição à viagem e à descoberta, resgatando o encantamento da libido geográfica e da ânsia por desvelar terrae incognitae. Com esse espírito realizou pós-doutorado em torno do sabor em geografia sob a supervisão da Profa. Lívia de Oliveira, Rio Claro. Membro do Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural, participando da linha de pesquisa Geografia e Arte. Trajetória marcada por viagens e caminhadas, destinando-se pela Natureza. Amante dos livros e café se deleita ao devaneio poético de Café com Leitura e, em momentos de bem sonhar aprecia um saboroso macarrão acompanhado de uma deliciosa taça de frisante, sonhando e poetizando a alquimia da Natureza em doce embevecer geográfico.

LUCIENE RISSO
PROFESSORA

  • YouTube
  • YouTube
  • Instagram
  • SITE CINZA

Sou professora da UNESP no curso de Geografia de Ourinhos (SP) e oriento na pós-graduação em Geografia da UNESP de Rio Claro. Desde a graduação, eu desenvolvo pesquisas envolvendo povos indígenas, quilombolas e paisagens. Atualmente, meus temas de pesquisa são: paisagens, experiências e memórias e paisagens ancestrais.

LUCIENE RISSO
REBECCA SOARES

REBECCA SOARES
GRADUANDA EM ARQUITETURA E URBANISMO

  • MAIL ICON_TAM

Atualmente cursa graduação em Arquitetura e Urbanismo no Unilasalle RJ e é membro do Grupo de Pesquisa Inventário do Patrimônio Arquitetônico Moderno em Niterói. Como artista e estudante de arquitetura tem interesse especial pelas narrativas que envolvem as relações entre o habitar e as dimensões afetivas do espaço. Ao cursar a disciplina Ateliê Integrado 1, desenvolveu especial afeição pelo campo das cartografias sensíveis e suas representações. No campo teórico carrega Ítalo Calvino, Norberg Schulz e Peter Zumthor como leitura de cabeceira, acreditando que a perspectiva da experiência e o olhar humanizador podem contribuir para a construção coletiva de uma cidade mais criativa.

RICARDO LOPES
DOUTOR EM ARQUITETURA E URBANISMO

Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAU-FAU-UFJF) Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, e Prof. Dr. do Departamento de Projeto, Representação e Tecnologia (DPRT-FAU-UFJF). Doutor em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU/UFF, Universidade Federal Fluminense (2017); Doutorado Sanduíche - Centro de Investigações em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa - CIAUD/FA/Ulisboa (2017); Mestre em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU/UFF, Universidade Federal Fluminense (2010); Arquiteto Urbanista - Faculdades Integradas Silva e Souza - FISS/FAU (2005). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto, Expressão e Representação Gráfica. Atua desde 2003 como ilustrador de arquitetura e paisagem urbana, bem como artista plástico.

RICARDO LOPES
THAIS FINOCHIO

THAIS FINOCHIO
GRADUANDA EM ARQUITETURA E URBANISMO

  • MAIL ICON_TAM

Estudante de Arquitetura. Ciclista e andarilha. Gosto de observar a cidade e as pessoas. É a partir deste interesse que parto para investigar como se constroem as relações entre indivíduo e mundo. Seja este mundo interno ou externo. Neste sentido, a fim de buscar respostas para minhas inquietações, ingressei nos estudos de geografia humanista, fenomenologia e psicanálise de forma associada ao estudo de arquitetura. Atualmente faço parte dos grupos de pesquisa GHUM e GhEnTE.

VALERIA AMORIM
DOUTORA EM GEOGRAFIA

  • Instagram
  • SITE CINZA

Sou professora aposentada do departamento de Geografia do Instituto de Geociências da UFMG. Desde 2014 minha área de interesse é o diálogo da geografia humanista com a arte especialmente, através da fotografia. Com a aposentadoria que ocorreu em 2019, o trabalho ligado à fotografia se intensificou e a psicanálise veio somar para me ajudar a entender nossa relação com o outro e consequentemente, com os lugares que habitamos. Mesmo não estando mais vinculada formalmente à universidade, integro grupos de pesquisa dentro e fora da UFMG (GHUM; GhEnTE; GHuAPo; NPGEOH) onde me ocupo em pensar a relação da geografia com outras áreas do conhecimento como a psicanálise e a fotografia.

Valeria Amorim.jpg
Conecte-se com o GHUM
Assine para receber as atualizações do XI SEGHUM

Obrigado pelo envio!

@ 2021 por GHUM. Orgulhosamente criado com wix.com

bottom of page